Os 4 níveis do Acreditar
Nível 01: Acreditar em NÓS mesmos.
“Se acreditamos em nós mesmos, os outros também acreditam.”
Cada pessoa nasce com potencialidades infinitas. Para alcançar o sucesso, devemos sempre acreditar em nós mesmos. Temos a capacidade de aprender tudo o que queremos, basta acreditar.
Em nossas vidas é importante encarar cada desafio como uma oportunidade que nos aproximará dos nossos objetivos. Se estamos abertos a novos desafios e aceitamos cada desafio como uma nova oportunidade de melhorar a nós mesmos, nos tornamos invencíveis. Os obstáculos que se colocam à nossa frente não nos derrotam quando não os superamos – eles nos derrotam quando
não aprendemos nada com eles. Quando aprendemos com as adversidades, adquirimos conhecimento, experiência e crescemos enquanto pessoa. Sempre que aprendemos com as dificuldades, ficamos melhor equipados para lidar com os próximos desafios. Assim, podemos vencer sempre!
Devemos sempre escolher, conscientemente,
acreditar naquilo que é melhor para nós, pois
nos tornamos naquilo que acreditamos.
Exemplos de crenças positivas:
“Acredito que consigo!”
“Acredito que a vida oferece experiências de
aprendizado!”
“Acredito que sou mais forte do que qualquer
coisa que aconteça comigo!”
“Acredito que eu recebo aquilo que entrego
para o mundo!”
“Acredito que meu comportamento é baseado
inteiramente nas minhas crenças!”
“Acredito que aquilo que não me fortalece me limita.”
Nível 02: Acreditar no próximo.
Todos somos influenciados por muitas pessoas nas nossas vidas. Muitas das nossas crenças são passadas por nossos instrutores, familiares e até amigos. Como seres sociais, possuímos uma grande necessidade de pertencer a um grupo. Também por conta disso, nossas crenças normalmente batem com aquelas dos nossos círculos sociais.
Sem sombra de dúvida, nossos pais são nossas maiores influências. Por sempre nos amar e querer o melhor para nós, eles sempre farão o melhor que podem para nos dar bons exemplos de vida. Infelizmente, nem sempre as crenças originadas de nossos pais são positivas. Sendo assim, nossa responsabilidade é aprender com nossos pais apenas aquelas crenças que nos direcionam para uma vida melhor. Aprender a identificar tais crenças é de extrema importância, para que passemos somente o melhor de nós mesmos para nossos alunos e filhos.
Quando somos crianças, nossos professores também exercem uma grande influência sobre nós. Muitas das crenças que norteiam os nossos caminhos são transmitidas pelos nossos educadores. Quando um professor faz um comentário positivo em uma redação, o aluno acredita que pode se tornar um bom escritor um dia. No entanto, se o professor diz para o aluno que sua redação está horrível, o aluno acreditará que é ruim naquilo e, provavelmente, não vai querer produzir outro texto. Se uma pessoa realmente gosta de escrever, mas um professor o diz que suas redações são horríveis, isso pode impedir que essa pessoa vá em busca do seu sonho.
Tal exemplo nos mostra como acreditar em nós mesmos é fundamental, não importa o que os outros digam. Você sabia que Michael Jordan, um dos maiores jogadores de basquete do mundo, ouviu de seu treinador que ele era muito baixo para jogar? Seu próximo treinador acreditou nele e o incentivou. No entanto, Jordan nunca deixou de acreditar em si mesmo e de ir atrás de seus sonhos.
Nível 03: Acreditar em sociedade.
Nossas crenças enquanto seres humanos são, em sua maioria, um reflexo do nosso ambiente. A sociedade em que vivemos certamente influencia nas nossas crenças. Vemos a nós mesmos e o mundo baseados, até certo ponto, na nossa herança cultural, nossas leis – escritas ou não – nossos costumes, religião, música, filmes, entre outras coisas celebradas na nossa sociedade.
Se é normal em nossa sociedade, por exemplo, as pessoas cumprirem suas promessas, é mais provável acreditarmos que devemos cumprir nossa palavra. Caso contrário, é mais provável acreditarmos que está tudo bem quebrar promessas ou chegar atrasado, por exemplo. Caso não estejamos de acordo com as crenças de nossa sociedade, devemos usar nossa força de vontade para remodelar certos costumes nocivos, ou até mesmo, iniciar novos costumes a partir de espaços menores – nossa casa, nossa escola, nosso trabalho.
Existem inúmeras crenças limitantes ao nosso redor, bem como existem inúmeras crenças positivas e empoderadoras. Devemos ser capazes de diferenciá-las e rejeitar as crenças limitantes, para então abraçarmos aquelas que nos fazem bem. É importante acreditar na sociedade em que vivemos e fazer o nosso melhor para deixar ela cada vez melhor – eliminando os maus hábitos
e fortalecendo os bons.
Nível 04: Acreditar no universo.
“A vida é muito mais simples quando você apenas segue as regras.”
Primeiramente, é importante entender que o universo não se resume a você, mas que você é uma parte importante dele. Da mesma forma, devemos entender que existem algumas leis que regulam o funcionamento do universo. Ao entendê-las, compreendemos também os resultados naturais de cada atitude, pensamento e ação que tomamos.
LEI DA ATRAÇÃO: Os semelhantes se atraem. Significa que, se tivermos pensamentos negativos, é mais provável que tenhamos resultados negativos. Se tivermos pensamentos positivos, por outro lado, provavelmente teremos resultados positivos.
LEI DA CAUSA E EFEITO: Para cada causa, há um efeito, e para cada efeito, há uma causa. Significa que tudo acontece por um motivo e que existe uma relação direta entre aquilo que fazemos e aquilo que nos acontece. Todas as coisas – todas – que falamos ou pensamos, mas não fazemos tem consequências. Colhemos o que plantamos – quanto mais nos esforçamos, melhores serão os resultados.
LEI DA POLARIDADE: Todas as coisas possuem um lado positivo e um negativo. Significa que para cada coisa que desejamos obter, devemos oferecer algo de igual valor em troca – tempo, esforço, comprometimento, etc. Da mesma forma, para cada experiência negativa que vivemos, há sempre algo de bom a ser aprendido.
LEI DA HARMONIA: Todos fazemos parte de um todo maior: o universo. Significa que quando fazemos mal ao próximo, estamos fazendo mal a nós mesmos. Quando ajudamos alguém, ajudamos a nós mesmos. Por isso que é tão importante fazer a coisa certa. Para cada boa ação que fazemos, estamos tornando todo o
universo um lugar melhor.
LEI DA EVOLUÇÃO: Tudo está em constante mudança. Num mundo de mudanças constantes, é muito importante prestar atenção e permanecer aberto a novos aprendizados. Assim, podemos nos adaptar melhor aos diferentes desafios que encontraremos em nossas vidas e aumentar nossas chances de ser bem-sucedido.
As leis do universo o mantém em perfeito equilíbrio. Os maiores líderes na história da humanidade compreenderam e seguiram essas regras. Para ser um líder forte e um ser humano excelente, que faz a diferença, também devemos compreender e seguir as leis do universo. Obviamente, nem sempre será fácil. Porém, quanto maior o preço que pagamos, maior será a recompensa que receberemos. Quando acreditamos e seguimos as leis do universo, tornamos nossa vida melhor e mais abundante.