Para termos crenças fortes, é preciso que as nossas bases também o sejam. Existem requisitos específicos para a construção de crenças sólidas e empoderadoras. São os pilares do Acreditar.
1. CONFIANÇA: Convicção firme na integridade, caráter ou habilidade de algo ou alguém. Muitas pessoas precisam de evidências para acreditar. Isso faz com que sua capacidade de crer seja limitada. A confiança, no entanto, nos dá a habilidade de acreditar em algo mesmo quando não há evidências. Nos dá força para seguir em frente, apesar das dúvidas. Nos permite acreditar em nós mesmos e nos outros, para além dos defeitos. Quando crianças, devemos confiar em nossos pais e professores. Ao atingir a maioridade, devemos escolher muito bem em quem confiar.
2. CONSISTÊNCIA: A habilidade de manter um padrão específico ou de repetir uma atividade com o mínimo de variação. Sem consistência, somos volúveis, ou seja, mudamos muito de opinião. Sendo assim, nossas ações nos guiarão para caminhos imprevisíveis. A consistência é o que permite nos manter firmes no nosso propósito, criar um padrão, uma estrutura ou um sistema. A verdadeira consistência se revela quando nossos atos estão alinhados com nossos pensamentos, objetivos e, principalmente, nossas declarações. A consistência melhora nossa autoestima.
3. SONHO: um ideal ou objetivo que nos é caro. É uma vívida e maravilhosa visualização daquilo que queremos. Nossos sonhos nos dão motivos para assumir compromissos, correr riscos e até abrir mão de certas coisas. Os sonhos são nossas razões para acreditar.
4. VISÃO: A habilidade de imaginar como uma sociedade, empresa, país, etc. pode desenvolver-se no futuro e traçar planos para torná-los realidade. Além do sonho, a visão é uma pintura detalhada da situação que desejamos ver realizada. Um sonho sem visão será sempre apenas isso – um sonho. Visão é a ponte entre o sonho e a realidade.
5. DETERMINAÇÃO: Firmeza no propósito. É jamais se dar por vencido. Quando não desistimos, mesmo na adversidade, alcançamos o sucesso de um jeito ou de outro. A determinação também nos permite controlar as circunstâncias ao nosso redor, ao invés de deixá-las nos controlar. Pessoas que persistem tem um motivo forte para acreditar em si próprias. Ao mostrar determinação, confirmam sua autoestima e, consequentemente, tornam-se mais fortes. Aquele que vence jamais desiste, enquanto aquele que desiste não chega à vitória.
6. CORAGEM: Qualidade de quem tem bravura. Habilidade de encarar o perigo, as dificuldades, incertezas e mesmo a dor sem se deixar levar pelo medo ou desviar-se do caminho correto. O oposto da coragem – o medo – é um dos maiores limitadores da realização humana. Pessoas desistem de seus sonhos antes mesmo de tentar realizá-los por conta do medo de falhar. Quando possuímos a coragem bem desenvolvida, somos capazes de enfrentar nossos medos e superar as barreiras que se colocam entre nós e nossos sonhos. Para alcançar o sucesso, é importante ousar. Ousar sonhar, ousar confiar, ousar acreditar.
7. HUMILDADE: É libertar-se do orgulho e da arrogância. É nos permitir acreditar no próximo. Quando somos orgulhosos e arrogantes, acreditamos que já sabemos de tudo. Dessa maneira, torna-se muito difícil acreditar e aprender com os outros. A humildade abre nossa mente para confiar e aprender coisas novas. Aquele que é humilde sempre aprende algo novo com cada pessoa diferente.